5 Dicas Para Escolher Um Plano de Saúde

Planos de Saúde BH

Escolher um plano de saúde não é uma tarefa fácil, há várias variantes que você deve levar em consideração como por exemplo acomodação, coparticipação, carências, abrangência… mas a verdade é que o melhor plano de saúde é aquele que atende as suas necessidades! Pensando nisso, hoje vamos te ajudar a identificar suas necessidades atuais e assim, encontrar um plano de saúde sob medida! Então vamos lá!

1. Avalie a Modalidade de Contratação

Isso mesmo, você precisa verificar para quais modalidades de contratação de planos você está elegível. Como por aqui, falamos exclusivamente de planos de saúde em BH e região metropolitana é bem mais fácil pois podemos falar de modalidades específicas dessa região, são elas:

Plano de Saúde Individual

Essa modalidade é a mais simplificada para contratação, porém está cada vez menos disponível no mercado. Em Belo Horizonte e Região Metropolitana por exemplo, existem poucas operadoras que comercializam, as principais são o Plano de Saúde Goodlife, para beneficiários de 00  – 59 anos, o Plano de Saúde Medsênior, para beneficiários acima de 49 anos e o recém lançado no mercado Plano de Sáude Premium, para beneficiários acima de 59 anos.

Para contratar um Plano de Saúde Individual, basta apresentar RG, CPF, Comprovante de Endereço e CNS – Cartão Nacional de Saúde.

Plano de Saúde Coletivo Por Adesão

Essa modalidade possibilita que beneficiários pessoa física tenham acesso a planos de saúde cuja contratação somente está disponível para empresas, grupos, ou associações. Nesse caso as operadoras tem contrato com uma determinada entidade de classe ou associação e para contratar o plano,  beneficiário precisa se filiar a elas.

O que acontece é que não são todas as pessoas que tem elegibilidade para realizar essa filiação a entidade/associação e em geral apenas estudantes do ensino infantil, fundamental, médio ou superior e profissionais graduados em nível técnico ou superior conseguem contratar um plano por adesão.

A vantagem, de modo geral, é que há mais opções de escolha de operadora e os planos também podem ficar mais em conta, se comparados a individual.

Plano de Saúde Empresarial

Os planos de saúde empresariais estão disponíveis para as empresas, ou seja, o contrato é entre a operadora e a pessoa jurídica, via de regra estão aptas para contratar um plano empresarial, empresas, incluindo MEI´s com CNPJ ativo há mais de 6 meses e com mais de duas vidas no contrato.

Porem, vale lembrar que a operadora Premium Saúde, possibilita que os planos de saúde empresariais sejam contratados apenas por um titular!

Assim como os plano por adesão, nos planos de saúde empresariais há uma maior opção de operadoras, como por exemplo Amil, Bradesco, SulAmérica, Promed e Premium.

2.     Conheça as operadoras

Sempre consulte a reputação da operadora do plano de saúde que você pretende contratar. Hoje em dia existem diversas maneiras, você pode por exemplo, procurar se há muitas reclamações no site ReclameAqui e se sim, se a operadora costuma responder as reclamações. Você também pode consultar no site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), informações adicionais como:

3.      Analise a rede credenciada

Se você costuma se consultar em consultórios ou clínicas específicas, é importante verificar a rede credenciada completa do plano. Na realidade, você deve prezar não só pelo tamanho da rede credenciada do plano, mas também pela acessibilidade e, como já falamos, se os prestadores de sua preferência já estão incluídos.

Para isso, você pode verificar com seu médico ou clínica, quais convênios médicos eles atendem. Vale lembrar também que, caso seu médico ou clínica não atendam a nenhum convênio, aí sim, você pode considerar a contratação de um plano de saúde com reembolso, como o Plano de Saúde Amil, Bradesco Saúde ou SulAmérica.

4.      Conheça os benefícios do plano

Cada vez mais as operadoras oferecem benefícios para os clientes, como por exemplo, o Plano de Saúde Medsênior,  que oferece programas de medicina preventiva para a melhor idade. Outras operadoras, oferecem programas de alimentação e emagrecimento saudável, de acompanhamento de gestantes e claro,  a maioria das operadoras oferece desconto para os beneficiários em redes de farmácias credenciadas.

5.      Procure uma corretora de planos de saúde!

Se você procura um plano de saúde em BH e região metropolitana, procure uma corretora de planos de saúde, pois você conta com uma consultoria gratuita para esclarecer todos esses pontos que citamos e encontrar um plano de saúde sob medida, tudo isso de forma gratuita!

Se você de seja receber uma cotação, clique aqui e peça já a sua! E se o conteúdo te ajudou, compartilhe com seus amigos!

Leia mais

Planos de Saúde BH
Plano de Saúde

5 Dicas Para Escolher Um Plano de Saúde

Escolher um plano de saúde não é uma tarefa fácil, há várias variantes que você deve levar em consideração como por exemplo acomodação, coparticipação, carências,